Notícias→Saúde→Santa Casa reforça ações de conscientização no Outubro Rosa
Santa Casa reforça ações de conscientização no Outubro Rosa
Objetivo da campanha é alertar para a importância do cuidado com a saúde feminina e incentivar hábitos que podem salvar vidas
Por Da Redação
02 de Outubro de 2025 às 15:49
Em apoio à campanha Outubro Rosa, a Santa Casa de Fernandópolis está promovendo durante todo o mês de outubro uma série de ações educativas para colaboradores, pacientes e a comunidade, com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama – uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil.
O objetivo da campanha é alertar para a importância do cuidado com a saúde feminina e incentivar hábitos que podem salvar vidas, como o autoexame das mamas, consultas regulares e a realização da mamografia, conforme orientação médica.
A médica ginecologista e obstetra Rúbia Santana, especialista da Santa Casa, destaca que o diagnóstico precoce é essencial para aumentar as chances de cura e reduzir a mortalidade. “Neste ano, o Ministério da Saúde atualizou a idade recomendada para o início do rastreamento. Antes, era dos 50 aos 69 anos; agora, passou a ser dos 40 aos 74 anos, com a mamografia sendo realizada a cada dois anos”, explica.
Ela também chama atenção para grupos que exigem maior cuidado: “Mulheres com histórico familiar de câncer de mama antes dos 50 anos, quem já teve câncer de mama ou ovário, pacientes submetidas à radioterapia, além daquelas com obesidade ou consumo frequente de álcool, precisam de atenção redobrada”.
Sobre o medo ou vergonha de procurar atendimento médico, a especialista tranquiliza: “Tudo é feito com respeito e sigilo. A mamografia é um exame rápido e seguro. O mais importante é lembrar que, quanto antes a mulher se cuidar, maiores são as chances de cura em caso de diagnóstico positivo.”
A médica também reforça o valor do cuidado com a saúde como um ato de fé e gratidão: “Deus nos deu a vida, e cuidar da saúde é uma forma de honrar com o dom que Ele nos concedeu”.
Como parte das ações de engajamento interno, a Santa Casa convida todos os colaboradores a vestirem uma peça rosa às quartas-feiras, em apoio à causa e à saúde da mulher.